Sede EDP

Arquitectura: Ana Branco

Localização: Porto, Portugal

Fotógrafo: Osvaldo Matos

Luminárias: Tectu, U Darklight e soluções customizadas.


Em 2011 e 2012 realizaram-se obras no edifício da Sede da EDP, no Porto, a cargo do gabinete de engenharia da Igemaci e do gabinete de arquitectura Roomdimensions.

O novo edifício, conta com uma utilização média de 1100 pessoas e representa uma área bruta de aproximadamente de 33.000m2.

Para este projecto foram propostas fontes de luz económicas e sustentáveis, como lâmpadas fluorescentes e tecnologia LED.

Integraram-se luminárias com fontes de luz equipadas com alimentadores electrónicos com regulação de fluxo luminoso para uma melhor gestão da iluminação e ainda luminárias com controlo de encandeamento e temperatura de cor próprias para zonas de trabalho intenso.


Na Sala de Baixa Tensão a proposta foi iluminar os postos de trabalho através de linhas suspensas contínuas e paralelas às mesas.

Implantou-se um perfil de alumínio com reflector parabólico de baixa luminância.

Na Sala de Alta Tensão e na Sala de Controlo Porto/Mondego/Norte, foram colocados downlights de lâmpadas fluorescentes em placas de pladur localizadas em cima dos postos de trabalho.

Sendo aparelhos de controlo de encandeamento, o objectivo era iluminar os postos de trabalho e ao mesmo tempo ter pouca luz na periferia.


Na Sala de Crise pretendia-se uma solução mais arrojada para iluminação da mesa principal e foram desenvolvidas caixas de luz suspensas com formas geométricas poligonais de perfil de alumínio, em LED e com regulação de fluxo luminoso.

Na Sala de Controlo EDPR-DTO a proposta foi iluminar os postos de trabalho através de linhas suspensas contínuas com regulação de fluxo luminoso.

Para controlo do encandeamento optou-se por uma luminária em perfil de alumínio com reflector parabólico de baixa luminância, com lâmpadas fluorescentes tubulares T5.


Neste novo edifício da Sede da EDP encontra-se patente uma aposta na inovação tecnológica, não só pelas diversas soluções aplicadas ao nível da sustentabilidade e eficiência energética, mas também pelos sistemas de gestão e controlos impostos.