Casa das Histórias de Paula Rego

Arquitectura: Eduardo Souto de Moura

Localização: Cascais, Portugal

Fotógrafo: Luís Ferreira Alves

Luminárias: Tectu, U, Aleixo, MGB, Caracol Frost, AS, Just, Tubo e soluções customizadas.


A Casa das Histórias Paula Rego é um projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura.

Retomando, num espírito contemporâneo, alguns aspectos da arquitectura histórica da região, distingue-se de imediato na paisagem por duas estruturas piramidais de igual dimensão e pelo betão pigmentado a vermelho.

Tendo como missão promover o conhecimento e a fruição da obra de Paula Rego e das suas ligações artísticas, apresenta obras de pintura, desenho e gravura da artista portuguesa, a par de uma programação de exposições temporárias, ciclos de conferências e actividades educativas.


O edifício conta com 750m2 de áreas de exposição permanente e temporária, um auditório com 195 lugares, livraria, bar serviços de apoio (gabinetes de trabalho, oficinas e áreas técnicas) e espaços para actividades lúdicas ao ar livre.

O objectivo do projecto luminotécnico foi proporcionar um espaço agradável, descontraído, vivo, dinâmico e arrojado.

Para iluminar de forma uniforme as paredes e o solo, a iluminação teve de partir dos tectos e incluir projectores direccionados para destacar as obras da artista.


Foi desenvolvida uma luminária de embutir no tecto, denominada Tectu, com reflector assimétrico em alumínio de alta reflexão e difusor em acrílico opalino para uso de lâmpadas fluorescentes tubulares T5.

Acoplada a esta estrutura, existe uma calha trifásica para colocação de projectores.

Esta luminária foi desenhada e concebida com algumas particularidades devido à forma das galerias de exposição.


Pretendia-se iluminar uniformemente todas as paredes, sem incomodar os visitantes, direccionando a luz para o centro das galerias.

Para o auditório incorporaram-se linhas contínuas de luz fluorescentes embutidas no tecto, paralelas às filas de cadeiras e projectores direccionados para destacar o palco.


Nos restantes espaços (gabinetes, área técnicas, livrarias) foram propostas luminárias simples e funcionais com fontes de luz económicas.

No exterior, a iluminação foi muito discreta, para não afectar a paisagem circundante ou "poluir" a natureza envolvente.

A Casa das Histórias de Paula Rego, foi distinguida com o Prémio Secil Arquitectura 2010, atribuído pela cimenteira e pela Ordem dos Arquitectos.