Hospital da Cuf

Arquitectura: Manuel Ventura

Fotógrafo: António Teixeira

Localização: Porto, Portugal

Luminárias: Tectu, U, Tubeled, LSG, BS, Aleixo e soluções customizadas


O Hospital da Cuf do Porto, pertence ao Fundo ImoSaúde, e é gerido pela Selecta, SGFII.

O edifício deste hospital é composto por dois corpos volumétricos que estão sobrepostos, sendo que o volume superior é revestido a vidro e aço e está deslocado, com um balanço de 8 metros, sobre o corpo mais opaco, em betão, que forma a base.


Um dos principais desafios do projecto foi garantir que este hospital não tivesse o aspecto taciturno e pesado próprio de um hospital comum, fosse um hospital moderno, confortável e acolhedor.  Para tal, a luz deveria ter um papel preponderante no ambiente, nas emoções que pretendiam oferecer aos pacientes (calma, bom acolhimento, boa disposição) e na própria valorização dos espaços interiores e exteriores do edifício.


Na maioria das salas deste hospital, como gabinetes, WC’s e zonas de lazer, propôs-se uma temperatura de cor mais quente e mais aconchegante, 3000ºK,  por serem locais de grande azáfama e de trabalho contínuo. Apenas foram usadas fontes de luz de 4000ºK nos espaços de trabalho minucioso, como salas de operações, salas de recobro e de exames.

Nos espaços comuns foram encastradas luminárias de cor branca obtendo assim um aspecto clean no ambiente. No pátio interior, restaurante e corredores junto dos elevadores foram utilizadas luminárias decorativas e feitas à medida, para obter um melhor enquadramento na arquitectura dos espaços.

Foram utilizadas fundamentalmente fontes de luz económicas, como lâmpadas fluorescentes com equipamento electrónico e fontes de tecnologia LED para uma durabilidade maior, um consumo menor e uma redução de custos com  a manutenção.


O Hospital da CUF foi seleccionado para a restrita lista do WORLD ARCHITECTURE FESTIVAL 2010.